Devido ao tipo de atividade desenvolvida e por decorrência de diversos fatores, os ambientes de trabalho podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador. Essas questões ocorrem em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou até morte.
A segurança e saúde no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos que podem ser adotados no dia-dia da empresa para prevenir que os colaboradores desenvolvam algum tipo de doenças ocupacionais, e/ou acidentes de trabalho. Ao adotar as medidas aconselhadas, a empresa consegue também preservar a saúde e o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
Tanto para o mercado de trabalho como para os trabalhadores e empregadores, a segurança e saúde no trabalho é importante em vários aspectos. As ações que promovem ambientes saudáveis e seguros oferecem condições adequadas aos trabalhadores impactando diretamente no aumento da produtividade e potencializam os resultados, diminuindo assim afastamentos de longo prazo e auxiliando na manutenção da capacidade laboral do trabalhador.
· Riscos ocupacionais:
Conhecer os fatores de riscos no trabalho que são mais comuns é o primeiro passo para garantir ambientes de trabalho mais seguros.
Os colaboradores estão diariamente expostos a riscos que podem ser classificados como: físico, químico, biológico, ergonômico e acidentais. Esses riscos devem ser gerenciados por meio da identificação, classificação, priorização, prevenção e controle dos perigos.
· Como implementar saúde e segurança no trabalho:
Segundo o Ministério da Saúde, para prevenir os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho, a ciência e as tecnologias colocam à nossa disposição uma série de medidas, como por exemplo: promoção de campanhas de conscientização sobre segurança no trabalho e o uso correto de equipamentos de proteção coletiva e individual. Outro aspecto importante é manter a segurança e a saúde dos colaboradores em dia na rotina da organização.
Exemplos de ações:
1. Mapear os riscos: antes mesmo de escolher EPIs, treinar os colaboradores e até mesmo conscientizá-los, mapeando os riscos de cada função. Isso é importante para que a empresa crie métodos de prevenção corretos e assertivos.
2. Uso correto de EPI’S:
Equipamento de proteção coletiva: é toda medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou mais pessoas. Ex.: escadas de emergência, extintor de incêndio.
Equipamento de Proteção Individual (EPI): é todo dispositivo de uso individual, destinado à proteção de uma pessoa. Ex.: botas, luvas, capacetes.
Obs: O uso correto do EPI é de suma importância dentro de um plano de ação para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Essa medida previne e evita acidentes, colocando os colaboradores em uma situação mais confortável no exercício de suas funções.
3. Treinamento periódico: uma das medidas importantes para fortalecer a segurança e saúde no trabalho é criar capacitações nesse âmbito, que englobe o uso correto dos EPIs e que reitera a importância do cuidado com a segurança ao executar o trabalho.
4. Campanhas de conscientização: as campanhas de conscientização podem funcionar como um acréscimo, um reforço, para que os colaboradores tenham consciência sobre a importância do uso dos EPIs. Através da divulgação de comunicados internos, workshops, palestras e webinars para reforçar temáticas importantes sobre saúde e prevenção, colocando também à disposição deles a política e as normas de segurança que eles devem seguir para manter seu bem-estar.
5. Apoio dos gestores e coordenadores: manter a rotina de supervisionar o ambiente de trabalho dos funcionários é uma das principais medidas para prevenir acidentes na empresa. Manter o local de trabalho organizado acaba criando uma área livre de possíveis riscos.
6. Manutenção dos equipamentos: um passo importante para evitar possíveis acidentes na rotina da organização está ligado a revisões frequentes das máquinas de trabalho, uma vez que, negligenciar esse tipo de coisa pode colocar os funcionários em risco diariamente.
7. Criar uma política interna de segurança: a empresa precisa ter uma política clara com regras e normas que os colaboradores devem seguir para preservar sua saúde e bem-estar ao executar seu trabalho.
Prezar pela saúde e segurança no trabalho pode evitar acidentes e manter o bem-estar físico e mental dos colaboradores em dia, porém isso exige uma atuação não só da empresa, mas também dos colaboradores que devem se conscientizar sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção e de medidas. Essas prevenções evitam acidentes e promoverem ambientes mais seguros com maior tranquilidade para exercerem suas atividades, principalmente aquelas funções que oferecem mais riscos à saúde.
REFERÊNCIAS
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/seguranca-saude-trabalho/
https://www.tst.jus.br/saude-e-seguranca-do-trabalho