Assim como sempre ouvimos falar que é muito importante exercitarmos o nosso corpo, com atividades físicas diárias, também devemos ressaltar um importante órgão que também deve passar pelo mesmo processo de exercitação: o cérebro.
O cérebro, como um dos, senão o principal órgão do corpo humano, é responsável por todas as atividades, voluntárias e involuntárias, que realizamos com o nosso corpo. Nossos pensamentos, sentimentos, movimentos e ações são formadas, primeiramente, dentro dele.
E, através da correta realização de tarefas dele, nós recebemos, analisamos e interpretamos milhares de estímulos do ambiente, realizando sinapses, solucionando problemas, utilizando áreas de nosso cérebro específicas para a realização de determinadas funções.
Todavia, com o passar dos anos, a nossa capacidade de criar novas sinapses (ligações entre neurônios para passagem de informação) é restringida pelos nossos próprios neurônios caso não sejam estimuladas e, também, podemos perder as conexões já criadas caso essas não recebam algum estímulo frequente.
Então, vendo a extrema importância que essa parte de nós possui e a necessidade de realizarmos exercícios para com ela, o AmericanCor Hospital montou um conjunto de exercícios mentais que podemos fazer para manter um alto nível de atividade cerebral e alimentar, retroativamente, nossa capacidade cognitiva.
As atividades selecionadas foram:
- LER
Fomentar o hábito da leitura em nossas vidas é um ótimo estimulante neural. Ao destinarmos um tempo para ler, seja uma revista, livros ou jornais, estaremos estimulando muitas áreas do nosso cérebro simultaneamente, aguçando nossa memória e expandindo a capacidade de nossa mente.
Nossa concentração é realmente acionada. Quanto mais complexo for o que estivermos lendo, mais complicado e, por conseguinte, funcional estará sendo o exercício. Todavia, é importante lembrar que, assim como os exercícios físicos, deve-se começar de maneira mais leve e ir adaptando-se às mais complicadas ao decorrer de seu desenvolvimento.
- FAZER PALAVRAS CRUZADAS E MONTAR QUEBRA-CABEÇAS
Ambas atividades, de maneira desafiadora, estimulam o seu cérebro a trabalhar tanto a linguagem quanto a memória verbal. Esse tipo de exercício possui grande importância em seu desenvolvimento pessoal e deve receber um tempo de seu dia para serem feitos.
- ESCREVER
Por mais que elementos textuais ainda sejam muito presentes em nossas vidas, com o advento da tecnologia nós temos cada vez mais o hábito de utilizar meios vocais para nos comunicar, como uma conversa por telefone ou uma mensagem de voz. Devido essa ausência da necessidade de escrever textos manualmente, acabamos deixando de lado uma atividade muito importante, que aumenta a criatividade, capacidade linguística e aprendizado.
Perante isso, manter o hábito de produzir textos sobre o que acontece com você, como novos conhecimentos, pode potencializar o seu desempenho nessas áreas do aprendizado.
- ESCUTAR MÚSICA
A música em si tem um papel de protagonismo no desenvolvimento cultural da humanidade. O estímulo cerebral que ela pode causar é um potencializador para a cognição de forma geral, podendo, inclusive, desenvolver efeitos terapêuticos em seus ouvintes e produtores.
- DESAFIAR-SE
Manter um tipo de competição consigo mesmo, além de muito divertido, pode fazer com que você ultrapasse limites impostos antes por si mesmo. Realizar atividades de maneiras diferentes, por meios inovadores, pode ser o tipo de atividade que você se dispõe de maneira nova e tende a aprender com elas, mesmo que realizadas a partir de situações previamente conhecidas.
Esse conjunto de tópicos irá estimular as práticas cerebrais, fazendo com que seu pensamento cognitivo se desenvolva mais e de maneira melhor. Todavia, cuidado com o excesso de estímulos! O conteúdo tem a intenção de manter o exercício mental de forma saudável, ou seja, não se desgastando de maneira desproporcional ao realizar essas atividades, pois o resultado pode ser o oposto.
Bibliografia