O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros voltado a estabelecimentos comerciais, industriais ou de serviços, sejam eles públicos ou privados, além de residências multifamiliares (condomínios de apartamentos, por exemplo) que atesta que o local atende a todas as normas de segurança contra incêndios. 

A presença de um AVCB válido é uma garantia de segurança fundamental aos proprietários e frequentadores do imóvel. Isso porque, para ter um AVCB válido, todo o edifício passa por uma vistoria minuciosa, realizada por profissionais especializados. 

Nesse processo são avaliados toda a infraestrutura do prédio, condições de elétrica e hidráulica, sistemas de prevenção e combate a incêndios existentes, dentre outros itens relevantes à segurança.

Por que o AVCB é importante?

Segurança: o principal objetivo do AVCB é garantir a segurança de todos que frequentam o local, seja em caso de incêndio ou outra emergência.

Legalização: o AVCB é um documento obrigatório para o funcionamento de diversos tipos de estabelecimentos públicos ou privados.

Valorização do imóvel: um imóvel com AVCB em dia tende a ter um valor de mercado mais elevado.

Prevenção de acidentes: ao solicitar o AVCB, o estabelecimento é obrigado a adotar medidas preventivas contra incêndios, reduzindo o risco de acidentes.

Como obter o AVCB?

A emissão do AVCB segue legislação específica, definida pelo Corpo de Bombeiros de cada estado. De maneira geral, o processo segue as seguintes etapas:

Elaboração do Projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI):

É o primeiro passo para obter o AVCB. Esse projeto deve ser elaborado por um profissional habilitado e deve conter todas as informações sobre as medidas de segurança contra incêndio que serão adotadas no estabelecimento.

Aprovação do PPCI pelo Corpo de Bombeiros:

Após a elaboração do PPCI, ele deve ser apresentado ao Corpo de Bombeiros para análise e aprovação.

Execução das medidas de segurança:

Com o PPCI aprovado, é necessário executar todas as medidas de segurança previstas no projeto, como instalação de extintores, sinalização de emergência, iluminação de emergência, entre outras.

Solicitação da vistoria:

Após a execução das medidas de segurança, deve ser solicitada uma vistoria ao Corpo de Bombeiros para verificar se tudo está conforme o projeto aprovado.

Emissão do AVCB:

Se o estabelecimento estiver em conformidade com todas as normas de segurança, o AVCB será emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Dicas importantes para o processo de obtenção de um AVCB:

Contrate um profissional habilitado: a elaboração de um AVCB só pode ser feita e monitorada por engenheiros ou arquitetos devidamente especializados, com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e apresentação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Faça com antecedência: o processo de obtenção de um AVCB segue uma série de procedimentos e adequações. Isso demanda planejamento e algum tempo para que todas as adequações sejam aplicadas até a emissão do documento.

Mantenha toda documentação em dia: é importante manter em dia todos os documentos relacionados ao AVCB. Além do próprio PPCI, laudos e relatórios de manutenção de equipamentos e dispositivos de segurança devem ser organizados. 

Qual a relação entre os Seguros e o AVCB?

Diversos tipos de seguros, a exemplo dos Seguros Patrimoniais ou de Riscos Corporativos, exigem o AVCB como um dos principais documentos tanto para a emissão ou renovação da apólice quanto para o pagamento da indenização em caso de sinistro.

Isso ocorre justamente pelo fato de que ele atesta que todas as medidas de segurança foram tomadas pelo segurado, mitigando diversos riscos. 

Quer entender mais sobre os riscos e mais recomendações sobre medidas preventivas para sua empresa para a contratação de seguros? Nosso time de especialistas está à disposição:

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: