A tecnologia no RH é um ativo que já está sendo amplamente consolidado. Afinal, são muitos os benefícios de contar com ferramentas virtuais no dia a dia, pois elas são grandes facilitadoras nas tomadas de decisões. Nesse sentido, a transformação digital permite que as ações possam ser executadas com muito mais agilidade e estratégia.
Desse modo, o RH conquista muitas vantagens, como o monitoramento da eficiência dos colaboradores em tempo real, reconhecimento de desempenho e performance, captação e retenção de talentos e muitas outras possibilidades. Os impactos da tecnologia são muitos, e as organizações que as adotam estão um passo a frente da concorrência.
Portanto, veja aqui como melhorar os processos produtivos, aumentando a produtividade das equipes e o faturamento da organização.
A transformação digital no RH
A automação veio para ficar e, no departamento de Recursos Humanos, não seria diferente. A transformação digital adota o uso da tecnologia para solucionar problemas tradicionais e, dessa forma, são muitas as áreas que podem ser beneficiadas por softwares que otimizam os processos e entregam mais transparência aos processos. Com essas ferramentas, a comunicação é aprimorada e mais próxima, há uma redução de custos e os colaboradores ficam mais integrados.
A transformação digital já tornou essencial nas instituições que não querem ficar estagnadas, pois promovem o desenvolvimento organizacional e humano, além de acompanhar todas as ações e etapas relevantes. Os softwares são usados para auxiliar no recrutamento e seleção, na comunicação interna da equipe, retenção de talentos e outras possibilidades.
Por isso, adotar a transformação digital tem enorme importância no planejamento estratégico, uma vez que ele trabalha com o que há de mais importante na empresa: o capital humano. Investir em tecnologia tem um impacto muito positivo no trabalho dos profissionais e gera resultados muito positivos.
A importância da tecnologia no RH
O mercado competitivo busca por colaboradores qualificados e com perfis adequados à instituição, mas nem sempre os profissionais de RH conseguem encontrar pessoas ideais para os cargos. Quando a organização tem colaboradores que estão em sintonia, todos os processos fluem com muito mais facilidade. Ou seja, há um desenvolvimento otimizado com mais precisão nas atividades.
O uso de People Analytics, Inteligência Artificial e outras tecnologias colaboram e norteiam o setor de RH para que seja mais produtivo. O People Analytics ajuda na seleção de novos talentos por meio de dados coletados em diversas fontes. Assim, a rotina é simplificada, pois as informações são filtradas e se tornam mais claras, possibilitando a redução de questões operacionais e com foco em ações estratégicas.
Os benefícios a curto e longo prazo
A tecnologia no RH serve para avaliar dados e informações valiosas. Assim, é possível ter benefícios como ter maior controle e monitorar de perto a eficiência dos colaboradores e as decisões tomadas são feitas com mais assertividade. O processo de recrutamento pode ser beneficiado por meio de uma ferramenta que otimize a análise interna de currículos, a chamada de candidatos selecionados para testes e entrevistas e início do onboarding, por exemplo.
Por meio de análises minuciosas, as ferramentas tecnológicas da organização verificam as oportunidades e auxiliam na tomada de decisões. Assim, são feitos melhores investimentos, seja no recrutamento de profissionais ou em outras soluções que poupam tempo, evitam falhas e levam mais praticidade para a rotina de trabalho. Além disso, há vantagens como:
- redução de custos;
- mensuração de resultados;
- facilitação de processos;
- gestão mais eficiente e direcionada;
- soluções mais rápidas.
A tecnologia no RH conta com ferramentas como Cloud Computing e outros softwares que auxiliam no mapeamento do perfil comportamental, seleção e recrutamento, processos mais inteligentes e muitas outros aspectos. Portanto, basta adequar os sistemas tecnológicos para o contexto da organização e usufruir desses benefícios.
Se você gostou das dicas sobre o uso da tecnologia no RH, aproveite e compartilhe o artigo nas suas redes sociais!