O estresse emocional é um problema que, aparentemente, pode ser silencioso de imediato. Com isso, muitos gestores têm passado dificuldades para identificar quando uma pessoa precisa de atenção ou identificar que o ambiente de trabalho precisa de mudanças.
Contudo, em outros casos (principalmente quando ele está demasiadamente elevado), os sinais começam a aparecer fisicamente. E assim temos o estresse emocional na pele.
Mas afinal, como evitar que isso aconteça? E quais são os problemas que o estresse emocional pode trazer para pele? Saiba mais a seguir.
Por que é importante estar atento aos problemas com estresse emocional?
Mas afinal, por que é importante que as empresas estejam atentas para os problemas com estresse emocional? Separamos as principais informações sobre o tema a seguir.
- o estresse é um dos principais causadores da síndrome de burnout, que tem levado a um maior índice de afastamentos e turnover;
- pessoas estressadas tendem a desenvolver mais conflitos no ambiente de trabalho, deixando-o mais complicado;
- o estresse também pode prejudicar o trabalho em equipe e a produtividade do colaborador, entre outros.
Por que o estresse emocional se manifesta na pele?
Mas afinal, se o estresse emocional não é um problema físico, por que ele se manifesta na pele? Explicaremos melhor essa questão agora! Nosso corpo está todo interligado, ou seja, mente e corpo interagem entre si o tempo todo.
E quando há uma elevação de estresse, temos uma produção aumentada de hormônios relacionados com o problema, principalmente o cortisol. Essa substância é responsável por nos fazer agir em situações de “luta-fuga” e por isso ele aumenta pelo estresse.
Contudo, se ele acontece em situações emocionais, ou seja, que não demandam uma reação física, ele não é metabolizado e aumenta a concentração de cortisol no sangue. E este hormônio atua diretamente sobre nosso organismo. Alguns pontos são:
- o aumento de cortisol faz com que tenhamos uma inibição na produção de colágeno, ácido hialurônico e lipídios saudáveis, prejudicando a pele;
- o cortisol elevado diminui a imunidade, deixando o corpo suscetível a mais problemas de saúde;
- ele também faz com que a pele fique mais seca e comprometida, deixando-a exposta a patógenos;
- o cortisol é um hormônio inflamatório quando está elevado, aumentando as chances de processos deste tipo também na pele.
Como o estresse emocional pode causar problemas de pele?
O estresse emocional pode manifestar-se, também, com problemas de pele, sabia? Mas como isso acontece? Você pode notar algumas alterações significativas nos seus times diante disso. São eles:
- dermatite;
- psoríase
- urticária
Como evitar o estresse emocional nos times?
Mas afinal, como é possível evitar o estresse emocional nos times e minimizar as chances de que problemas de pele aconteçam? Para isso, é importante que você faça mudanças essenciais no ambiente de trabalho. Estão entre elas:
- converse com seus colaboradores e solicite feedbacks;
- minimize prazos apertados, que podem ser componentes altamente estressores;
- promova flexibilização do trabalho (por exemplo, permitindo o home office);
- melhore as estratégias de saúde e segurança do trabalho;
- identifique previamente quem está passando por problemas como começo de queda de produtividade, agressividade no ambiente de trabalho, entre outros pontos.
O estresse emocional pode prejudicar a saúde e qualidade de vida dos seus profissionais. Por isso é importante que você esteja atento para isso e traga mudanças importantes para que eles possam realizar suas atividades de forma saudável no dia a dia.
Quer saber mais informações para garantir maior saúde corporativa? Curta nossa página no Facebook e tire suas dúvidas!