Você já ouviu falar na apólice de seguro garantia? Esse é um importante recurso para as empresas, tanto para a prestação de serviços quanto para lidar com questões legais. Esse será nosso foco no artigo de hoje, com o objetivo de apresentar esse tema e esclarecer as maiores dúvidas.
São várias as modalidades desse seguro, exigindo atenção e conhecimento na hora de contratar. Continue sua leitura e descubra as principais, assim como o funcionamento dessa proposta no geral. Vamos lá?
O que é a apólice do seguro garantia?
Esse tipo de seguro garante o cumprimento de contratos, tanto no âmbito público quanto no privado. Ele se aplica às esferas judicial, comercial e licitatória, por exemplo, sendo composto por três partes distintas:
- O segurado, que contrata um produto/serviço, abre um processo contra uma empresa ou cria uma licitação;
- O tomador, empresa participante da licitação, contratada para fornecer o produto/serviço ou alvo do processo judicial;
- A seguradora, que deve emitir a apólice e realizar as devidas indenizações.
O tomador é o responsável por contratar a seguradora e por pagar seu prêmio. Com essa ação, ele garante que o segurado receberá todas as indenizações que venham a ser necessárias, caso o contrato não seja cumprido ou ele seja penalizado no processo.
O seguro é uma maneira de arcar com suas responsabilidades, com um melhor custo benefício em comparação às demais formas de garantia. Assim, é uma opção para preservar a saúde financeira e manter o bom funcionamento do negócio. Sua apólice traz detalhes do que está assegurado, os valores e os prazos a serem cumpridos.
Quais são os principais tipos de garantia?
O seguro garantia se aplica a várias modalidades. A seguir, listaremos as principais e suas características. Confira!
Garantia judicial
Apólice que garante o cumprimento de obrigações pecuniárias, quando a empresa sofre um processo judicial. O seguro é uma alternativa à penhora e ao depósito recursal, dando condições para que as ações prossigam normalmente sem que o negócio seja descapitalizado.
Garantia licitante
Modalidade contratada quando a empresa entra em uma licitação. Ela substitui o depósito necessário para a participação, tendo um custo bem reduzido. Caso o negócio seja o vencedor, mas não assine o contrato devidamente, a seguradora arcará com as indenizações.
Garantia executante
Modalidade que garante indenização ao contratante de um produto ou serviço, caso isso não seja fornecido conforme o proposto no contrato.
Garantia de Fiança
Aqui, o seguro garante o pagamento de aluguéis e encargos a proprietários de imóveis. Ele vale tanto para locais de uso comercial quanto pessoal.
Garantia imobiliária
É a apólice que assegura a entrega da casa ou imóvel, ou mesmo a devolução do valor investido, caso a obra de construção não possa ser realizada.
Garantia contratual
É o seguro que protege contra o descumprimento de contratos em várias modalidades.
Garantia de pagamento
Aqui, são cobertas parcelas não pagas pelo tomador, tanto em financiamentos quanto em operações comerciais.
Seja qual for a modalidade, a apólice de seguro garantia traz tranquilidade e proteção para todos os envolvidos. O segurado não fica sem a indenização, enquanto o tomador tem um menor custo nesse sentido. Contratar esse serviço é, portanto, uma forma de prevenção e de promover a segurança da sua empresa.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Não deixe de seguir nossa página no Facebook, para mais dicas e novidades.