A transformação digital é um processo que já vem ocorrendo nas empresas há algum tempo. De fato, a tecnologia vem sendo introduzida de forma latente no mundo corporativo como uma forma de aumentar a produtividade e otimizar as atividades. No entanto, essa demanda se intensificou com o surgimento novo Coronavírus.
Diante desse cenário, a Inteligência Artificial nas empresas vem ganhando cada vez mais destaque. Em tempos de pandemia, essa tecnologia pode ser aplicada para trazer mais eficiência às corporações, uma vez que ela tem o potencial de processar dados, otimizar os processos, identificar falhas e encontrar soluções para problemas.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você vai entender como funciona a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas e os benefícios dessa tecnologia. Acompanhe a leitura!
O conceito de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma vertente da ciência da computação que tem a função de simular as habilidades humanas, como a capacidade de entender, identificar falhas, tomar decisões, chegar a conclusões, atuar como parte em comunicações complexas e solucionar problemas, assegurando o máximo de proteção digital.
Enfim, essa tecnologia envolve a simulação de características que fazem parte do raciocínio humano — o que é entendido como a computação cognitiva. A Inteligência Artificial ganhou ainda mais impulso com o desenvolvimento da informática e a sua aplicação dentro de empresas. Nesse sentido, tornou possível a substituição de pessoas por máquinas para a execução de tarefas rotineiras.
Vantagens da Inteligência Artificial para as empresas
Quando se fala em Inteligência Artificial, não se trata apenas de investir em chatbots e softwares de gestão. Essa tecnologia tem o potencial de desempenhar habilidades cognitivas e simular atividades humanas, além de contribuir para a implementação de compliance digital. Conheça, a seguir, os principais benefícios da Inteligência Artificial para as empresas.
Rapidez na resolução de problemas
A palavra-chave da IA é a eficiência. Essa tecnologia tem o potencial de processar um grande volume de dados em pouco tempo por meio do uso de algoritmos inteligentes, de Big Data e Data Analytics.
Nesse sentido, é possível obter insights e conclusões complexas sobre um grande conjunto de dados. Da mesma forma, essa tecnologia traz mais celeridade e eficiência para a solução de problemas. De fato, estamos falando de uma tarefa que levaria muito mais tempo e daria mais trabalho para um ser humano.
Disponibilidade integral
Os softwares munidos com Inteligência Artificial funcionam 24 horas por dia. Nesse sentido, eles estão disponíveis para consulta e uso a qualquer momento. Essa funcionalidade é bastante útil em tempos de pandemia e isolamento social, uma vez que o número reduzido de atendentes não prejudica o desempenho e os resultados da empresa.
Isso porque os clientes têm a possibilidade de interagir com os mecanismos de IA, que simulam de fato um atendimento real, esclarecendo dúvidas e estabelecendo um verdadeiro diálogo. Essa prática garante o devido suporte e traz auxílio para o consumidor, evitando a sensação de desamparo pela empresa. Trata-se de uma excelente forma de agregar valor à marca.
Diminuição dos custos operacionais
Os softwares e demais aplicações que utilizam a Inteligência Artificial trazem mais produtividade e reduzem os riscos de falhas nas operações. Dessa forma, é possível produzir mais em menos tempo. Como consequência, os custos operacionais são reduzidos, e as empresas conseguem economizar.
Melhoria da automação
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que atua diretamente para garantir a automação das atividades. Dessa forma, as operações rotineiras passaram a ser executadas por máquinas dotadas de IA — classificar produtos e serviços, conferir estoques, organizar o cadastro de clientes, prever tendências etc.
Essa tecnologia garante um nível maior de precisão nas tarefas e apresenta riscos de falhas praticamente nulos. Desse modo, as empresas têm a vantagem da automação das atividades e a garantia da qualidade do serviço prestado.
A aplicação da inteligência artificial em empresas em tempos de pandemia
A transformação digital nas empresas é uma realidade. De fato, o uso de tecnologia vem tomando conta do cenário corporativo, mesmo em tempos de trabalho remoto. E a estimativa é de que o número de empresas que utilizam a Inteligência Artificial deve dobrar até o final do ano de 2023.
A Inteligência Artificial pode ser aplicada nas empresas como uma estratégia para detectar e ajudar no combate ao Coronavírus. Conheça algumas formas de como as pessoas estão recorrendo às soluções de IA para impedir o avanço da epidemia.
Manipulação de dados e diagnósticos
A técnica de Machine Learning vem sendo aplicada para organizar e compilar um grande volume de dados com o objetivo de criar algoritmos e auxiliar os médicos a identificar os sinais e a cura da doença.
Sistemas de rastreamento
A IA, juntamente com a tecnologia de Machine Learning, tem o potencial de rastrear pessoas e identificar o local onde ocorrem os surtos, além de programar robôs para efetuarem entregas sem a necessidade de contato físico.
Tomografia para acelerar o diagnóstico
Os testes laboratoriais patogênicos são eficientes para dar o diagnóstico da contaminação por COVID-19. No entanto, eles são demorados e podem criar resultados falso-positivos. Diante desse cenário, os cientistas criaram um sistema baseado na IA que tem a capacidade de gerenciar e processar imagens de tomografia computadorizada em poucos milésimos de segundos com o objetivo de dar mais celeridade para o diagnóstico da COVID-19.
Controle de pessoas infectadas
A IA também vem sendo utilizada por cientistas e autoridades para identificar os indivíduos que foram vítimas do vírus. A partir de então, os algoritmos alertam outras pessoas, caso elas entrem em contato ou estejam próximas de quem já foi infectado ou apresenta alto risco de ser contaminado.
Sistema de medição de febre
Por meio de câmeras integradas com sensores térmicos e infravermelhos, a IA tem o poder de medir a temperatura corporal e detectar se uma pessoa está com febre. Desse modo, se torna mais fácil descobrir se a pessoa está infectada com o vírus. Afinal, esse é um dos sintomas mais característicos da doença.
Como deu para perceber, a Inteligência Artificial nas empresas é considerada como uma inovação que afeta a sociedade com bastante intensidade e consegue ser acessível para boa parte das pessoas e corporações. Essa tecnologia vem impactando diretamente as ações de controle, estudo e combate à COVID-19. E a tendência é que essa ferramenta ganhe cada vez mais espaço dentro do mundo digital em que vivemos.
Quer saber mais sobre o universo da tecnologia e como ela tem sido útil em diversas áreas? Então, clique no link e entenda como funcionam as tecnologias disruptivas!