Poucas atitudes são tão nobres e simbolizam tanta empatia quanto a doação de sangue. O líquido doado é fundamental para salvar vidas todos os dias. Apesar disso, não é raro ver os bancos de sangue de cidades Brasil afora lutando para manter os estoques em níveis adequados.
Então que tal implementar uma campanha de doação de sangue na empresa em que você atua? Confira porque incentivar essa ação, quais são os benefícios e como incentivá-la no seu ambiente de trabalho.
Quais são os benefícios de doar sangue?
Para se ter uma ideia de como o incentivo à doação de sangue faz toda a diferença, multiplique o número de colaboradores da sua empresa por 4. O resultado será o número de pessoas beneficiados com a mobilização, uma vez que cada bolsa de sangue coletada (cada doador cedo o sangue suficiente para encher uma) consegue ajudar até 4 pessoas que precisam receber uma transfusão.
Bastante gente, não é mesmo? Esse impacto é ainda maior quando levamos em conta que os níveis de doação de sangue são baixos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 16 a cada 1000 brasileiros doam sangue de forma regular. Isso representa 1,6% da população.
Embora esse número esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%, os bancos de sangue sofrem com estoques baixos. Esse cenário se agravou com a pandemia, uma vez que menos pessoas passaram a frequentar os centros de coleta devido ao isolamento social.
Por que incentivar a doação de sangue na empresa?
O incentivo à doação de sangue dentro da empresa deve fazer parte das campanhas de viés social do negócio, cada vez mais demandas. Hoje em dia pensar no lucro sem qualquer iniciativa de responsabilidade com a sociedade ao redor pode representar prejuízos significativos para a reputação do empreendimento.
Para os funcionários, ao indicar que a empresa se preocupa com questões relevantes, a doação de sangue as campanhas de doação de sangue ajudam a aumentar o engajamento das equipes com a filosofia do ambiente de trabalho.
Como implementar campanhas para incentivar essa boa ação?
A empresa tem vários mecanismos para incentivar a doação de sangue. Logo de cara, ela pode fornecer as informações necessárias sobre quem pode doar e quais as vantagens em fazê-lo. A CLT, por exemplo, garante 1 de folga (sem prejuízo) para todos os doadores. Em alguns estados, os doadores também têm direito a meia-entrada em espetáculos culturais.
Além disso, o RH pode organizar gincanas entre os departamentos para saber quem consegue recrutar mais doadores ou conceder benefícios adicionais para aqueles que fizerem a boa ação. Outra possibilidade é organizar grupos para ir ao hemocentro mais próximo e fazer a doação.
Se preferir, tome o mês de junho como referência para organizar essas iniciativas, já que nesse mês é celebrado o “junho vermelho”, justamente pare reforçar a importância da doação de sangue. No dia 14 desse mesmo mês foi instituído o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Pensando nisso, aproveitamos o Dia Nacional do Doador de Sangue para trazer algumas ideias de ações de endomarketing para incentivar a doação de sangue na sua Empresa. Confira:
Ofereça palestras e treinamentos
Compartilhar informação é a melhor forma de conscientizar e engajar. Convide profissionais capacitados ou Especialistas sobre o tema. Se você possuir Colaboradores que fazem trabalho remoto, lembre-se que é possível realizar esse bate-papo de maneira virtual. Se conectar para fazer essa troca é o que importa.
Crie um cadastro para doadores voluntários
Você pode criar uma lista com alguns dados do Colaborador, como nome, idade, tipo sanguíneo. Dessa forma, quando houver necessidade de um funcionário ou familiar receber doação de sangue, a Empresa poderá ajudar.
Produza materiais informativos
Muita gente ainda tem dúvidas sobre como doar ou o que precisa para se tornar um doador. Uma boa ideia é distribuir informações sobre a doação de sangue com o objetivo de esclarecer e acabar com alguns mitos que podem estar impedindo as pessoas de doarem sangue.
Dê visibilidade para quem engajar nessa campanha
Saber valorizar quem entra de corpo e alma na campanha é uma ótima forma de mostrar para quem ainda não participou como seu negócio preza pela causa. Você pode, por exemplo, estimular que quem fizer a doação vá utilizando as cores da Empresa e publique um story marcando o perfil oficial da sua organização. Recompartilhar essa atitude, pode parecer pouco, mas é um aval público para atitude do seu Colaborador.
Viu como incentivar a doação de sangue na empresa é importante? Esse é o tipo de iniciativa que custa muito pouco perto do retorno inestimável que traz para todos, mas principalmente para quem precisa do sangue doado. Então que tal arregaçar as mangas para planejar sua campanha o quanto antes?
Agora aproveite e saiba mais sobre o dezembro laranja e a importância da prevenção contra o câncer de pele.