VOCÊ SABIA?
TODAS as crianças recém-nascidas precisam ser sujeitas ao famoso “Teste do pezinho”.
Mas você sabe para que serve?
Dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, e precisamos compartilhar a importância desse exame para o desenvolvimento nacional da saúde em coletivo, como ciência e aparelho para fornecer qualidade de vida.
A triagem neonatal, mais conhecida como “teste do pezinho”, é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido que permite identificar até 50 doenças graves, como:
- Hipotiroidismo congênito
- Fenilcetonúria
- Hemoglobinopatias
- Toxoplasmose
- Galactosemias
Essas doenças, em específico, não apresentam sinais ou sintomas aparentes nos bebês e, se não forem diagnosticadas ou tratadas cedo, podem gerar sérios danos e agravos à saúde.
O teste, de maneira preventiva, deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida do recém-nascido, para que os resultados sejam mais precisos. Caso não seja possível realizar durante esse período, é solicitado uma espera de 30 dias após o nascimento para que ele seja feito.
E é por isso que é TÃO importante que esse exame seja realizado: pois, com o diagnóstico precoce, o bebê vai ter o melhor encaminhamento e tratamento caso nele seja detectada alguma dessas condições de saúde – permitindo, assim, um desenvolvimento muito melhor para a vida da criança, sem sequelas ou danos -.
Inclusive, o teste do pezinho é obrigatório POR LEI atualmente no Brasil. Diversas maternidades realizam a coleta do teste rotineiramente no momento da alta hospitalar e encaminha-a ao laboratório logo em seguida, onde será processado.
O teste é de EXTREMA IMPORTÂNCIA e traz diversos benefícios à saúde do bebê. Com ele, a criança poderá viver da melhor maneira possível, mesmo que possua alguma doença em seu resultado, pois o tratamento, quanto mais cedo realizado, mais eficácia possui!
Inclusive, não podemos deixar de evidenciar a queda na mortalidade infantil perante à implantação obrigatória do teste do pezinho. Ao identificarmos as doenças mais cedo, as pessoas terão uma vida mais longa!
BIBLIOGRAFIA
https://bvsms.saude.gov.br/06-6-dia-nacional-do-teste-do-pezinho-4/