Por Redação Alper Seguros
E já chegou o Carnaval!
Se você é da turma que vai aproveitar e muito os dias de folia, é sempre bom lembrar de alguns cuidados importantes nesse período.
Estamos falando das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) – conhecidas anteriormente como DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) – e da importância no cuidado com a hidratação, a alimentação e o uso do protetor solar.
Vamos conferir? Acompanhe:
Quais são os principais tipos de ISTs?
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, pelo contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada.
Existem diversos tipos de ISTs, sendo as mais comuns:
Herpes;
Gonorreia;
HPV;
Cancro mole;
Sífilis;
HIV.
Cada uma dessas infecções se manifesta de uma forma diferente, requerendo diagnóstico médico sobre cada uma para iniciar o tratamento adequado.
Suas manifestações, porém, seguem alguns padrões, como o aparecimento de verrugas, feridas e corrimentos. Outros sintomas também podem acometer a pessoa infectada, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas (glândulas).
Você já sabe, mas não custa reforçar:
É importantíssimo o uso de métodos preventivos para evitar a contaminação por ISTs e hepatites virais B e C, além de prevenir a gravidez. Nem toda pessoa infectada apresenta sintomas físicos claros de alguma doença. Use camisinha, sempre!
Caso haja contaminação, o diagnóstico e o tratamento adequados são fundamentais. Porém, é bom lembrar que algumas ISTs, como HIV, HPV ou herpes genital não possuem cura, necessitando de um tratamento contínuo ao longo da vida para o seu controle.
Bebeu água? Não! Tá com sede?
Horas e horas de folia na rua, na avenida ou no salão são garantia de diversão. E haja energia e hidratação para dar conta de toda folia!
Não é segredo que manter um consumo adequado de água garante melhor funcionamento do nosso corpo e serve como prevenção de problemas em nossos órgãos.
No Carnaval a necessidade de se hidratar aumenta ainda mais.
Alta exposição ao sol e ao calor em ambientes abertos ou fechados e a intensa movimentação do nosso corpo geram intenso gasto de energia. Tudo isso demanda hidratação reforçada, seja para a regulação da temperatura corporal ou para o funcionamento do sistema fisiológico em si. Outro fator está no consumo de bebidas alcoólicas, que pode acentuar ainda mais o processo de desidratação.
Os “famosos” 2 litros de água por dia nem sempre são a medida ideal para todo mundo (a gente fala sobre isso nesse outro artigo aqui). Num cenário de um dia de Carnaval, porém, essa medida é ainda mais difícil de ser mensurada; então, na dúvida, não deixe de andar com a sua garrafinha de água e cuide constantemente da sua hidratação, combinado?
Pula, sai do chão… e como fica a alimentação?
Sair para a folia de Carnaval também é sinônimo de queimar (muitas) calorias. Dá só uma olhadinha na quantidade de calorias gastas por hora em algumas “modalidades” carnavalescas:
Baile de Carnaval: 400 kcal;
Bloco de rua ou trio elétrico: 500 kcal;
Sambar ou dançar Axé: 600 kcal;
Desfilar na avenida: 700 kcal;
Dançar frevo: 750 kcal.
Tanto gasto energético assim demanda um cuidado especial com a alimentação durante a folia. Aposte numa alimentação leve e balanceada antes de ir para a folia e cuidado com o excesso de álcool e alimentos pesados durante a festa.
Atenção ao uso do protetor solar!
Com a quantidade de pessoas na rua, em pleno verão, sem ter nenhuma sombra por horas seguidas em um país tropical como o Brasil, o uso do protetor solar é regra para o Carnaval!
Responsável por evitar o envelhecimento precoce, queimaduras e até o próprio câncer de pele, o protetor solar é um cosmético que deve ser aderido à rotina de todas as pessoas.
Veja alguns motivos pelos quais seu uso é fundamental:
A proteção contra Radiação Ultravioleta (UV);
Prevenção do câncer de pele;
Prevenção do envelhecimento precoce;
Redução de danos causados pelos raios UVB e UVA;
Prevenção de doenças de pele, manutenção da saúde da pele.
Além disso, a alta exposição ao sol em períodos muito quentes, além de causar queimaduras pela falta do protetor solar, pode gerar insolação.
Condição séria – e até fatal – causada pelo excesso de exposição ao sol e calor intenso, a insolação causa o aumento repentino de temperatura corporal seguido de falha na termorregulação do nosso corpo – ou seja, nossa temperatura aumenta, mas nosso corpo não consegue transpirar e regular a temperatura.
Curta seu Carnaval com muita alegria, aproveite os dias de folia, mas com responsabilidade para com a sua saúde. Com isso, você seguirá só tendo boas memórias e ótimas histórias para contar desse e de outros Carnavais!
BIBLIOGRAFIA
ALVES, B. /. O. /. Insolação. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/insolacao/>. Acesso em: 18 jan. 2024.
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Você sabe a importância do protetor solar? Confira neste post. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/protetor-solar/>. Acesso em: 18 jan. 2024.
Peso x 35 é a “outra” fórmula da água: saiba calcular quanto você deve beber por dia; 2 litros não valem para todos. Disponível em: <https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/03/31/peso-x-35-e-a-outra-formula-da-agua-saiba-calcular-quanto-voce-deve-beber-por-dia-2-litros-nao-valem-para-todos.ghtml>. Acesso em: 18 jan. 2024.
PERDIGÃO, L. Conheça 3 infecções sexualmente transmissíveis que não têm cura. Disponível em: <https://www.metropoles.com/saude/conheca-3-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-que-nao-tem-cura>. Acesso em: 18 jan. 2024.
PRODEST. SESA – O que são IST. Disponível em: <https://saude.es.gov.br/o-que-sao-ist>. Acesso em: 18 jan. 2024.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/ist>. Acesso em: 18 jan. 2024.