Celebrado desde o final dos anos 90 no Brasil, o Dia Mundial e Nacional da Voz foi instituído no país em 16/04 para lembrar dos cuidados com a saúde vocal de toda população.
Os transtornos vocais prejudicam a qualidade de vida das pessoas e, especialmente para quem depende da voz para suas atividades profissionais, tem influência direta na sua fonte de renda.
Sete dicas para o cuidar da saúde vocal
Use-a com cuidado
Fale em tom de voz moderado e evite gritar ou falar muito alto. Se você usa a voz por longos períodos, procure fazer pausas para descanso e hidratação.
Beba água
Hidrate-se frequentemente, mesmo que não esteja com sede, sempre que possível em temperatura ambiente. Evite bebidas gasosas ou com cafeína ou álcool, que podem desidratar as pregas vocais.
Aquecimento
Aquecer a voz prepara as pregas vocais para o uso. Colocar a língua no céu da boca fazendo sons como “trrr” e vibrar os lábios fazendo “brrr” são ótimos exemplos de práticas vocais preparatórias.
Olho na postura
Uma boa postura ajuda a projetar a voz e evitar o esforço vocal. Mantenha uma boa postura ao falar, com a coluna ereta e os ombros relaxados, evitando cruzar os braços ou colocar as mãos na cintura.
Sua voz é também aquilo que você come:
Evite alimentos gordurosos, condimentados e ácidos que podem irritar as pregas vocais. Hidrate-se durante as refeições: isso ajuda na digestão e evita o refluxo gastroesofágico, que prejudica a voz.
Uma boa voz começa com uma boa noite de sono:
Durma pelo menos sete horas, com horários específicos para se deitar e levantar, para garantir o descanso do corpo e da voz.
Sinais de alerta:
Rouquidão, tosse seca, dor na garganta, falhas na voz, cansaço vocal e pigarro. Se apresentar algum desses sintomas por mais de 15 dias, procure um médico ou fonoaudiólogo.
VC+Seguro: a plataforma de seguros pessoais da Alper Seguros. A melhor proteção para você, sua família e tudo o que mais importa para você: