Campanha contra a crueldade animal surgiu nos Estados Unidos, em 2006
O Abril Laranja é uma campanha realizada com o objetivo de despertar a atenção da população contra a crueldade sobre os animais. A iniciativa surgiu nos Estados Unidos, em 2006, e a cada ano ganha cada vez mais atenção no Brasil. Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe:
A origem do Abril Laranja
O Abril Laranja surgiu em 2006 por iniciativa da ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), a associação mais antiga de combate e prevenção à crueldade aos animais dos Estados Unidos.
O mês de abril foi escolhido devido à própria história da entidade. De acordo com seu site oficial, a história da ASPCA e do Abril Laranja surgem em abril de 1863. Naquele ano, seu fundador, Henry Bergh, durante uma missão diplomática à Rússia, impediu um cocheiro de bater em um cavalo caído.
De volta aos EUA, o norte-americano decidiu tornar permanente sua luta contra a crueldade animal, fundando a Associação três anos depois, em 1866.
O Abril Laranja e a causa animal no Brasil
A luta contra a crueldade e os maus-tratos contra os animais tem uma história centenária no Brasil através de diversas entidades.
A mais antiga delas tem origem na cidade de São Paulo, onde foi fundada em 1895 a UIPA (União Internacional de Proteção aos Animais), considerada a entidade pioneira de defesa dos animais no país.
Outras surgiriam nas décadas seguintes, como a Sociedade Brasileira Protetora dos Animais (1907) e diversas outras organizadas até os dias de hoje, em diferentes níveis.
Maus-tratos contra animais é crime no Brasil
Desde 1998 o abandono e os maus-tratos contra animais são considerados crimes no país. Através da Lei Federal 9.605/98 é considerado crime os atos de abuso, maus-tratos, causar ferimentos ou mutilar animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos.
Em 2020 as punições foram ampliadas através da Lei 14.064/2020, onde a crueldade animal cometida contra cães e gatos prevê prisão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda.
Canais de denúncia contra maus-tratos aos animais
Diversos canais podem ser utilizados para denunciar situações de maus-tratos e cruldade contra os animais. Em qualquer delegacia do país denúncias podem ser feitas, além do telefone 181.
Em São Paulo, a DEPA (Delegacia de Proteção Animal), é um canal 100% on-line criado pelo governo do Estado para a denúncia de ocorrências contra animais, que podem ser registradas através do site https://www.webdenuncia.sp.gov.br/depa.
Denúncias contra maus-tratos ou cativeiro de animais silvestres podem ser feitas pela Linha Verde do IBAMA, através do telefone 0800-618080 (atendimento de segunda à sexta, das 7h às 19h).
Vamos aproveitar o Abril Laranja e lembrar do cuidado com nossos animais?
Animais são seres sencientes, ou seja, podem sentir emoções como medo, tristeza, ou felicidade. Para o bem-estar de um animalzinho a Organização Mundial da Saúde Animal considera cinco liberdades fundamentais:
Livre de fome e sede
Livre de desconforto
Livre de dor
Livre de lesões e doenças
Livre para expressar seu comportamento natural
Livre de medo e estresse
A guarda de um animal deve ser feita de forma responsável. Ao adotar um cão ou gato, é importante saber que você terá um parceiro de amor incondicional por vários anos.
Nesse jornada de amor e carinho, oferecer ao seu animal o melhor cuidado e proteção é fundamental. Já pensou o que um pacote de serviços e assitências pode fazer para o bem-estar do seu animalzinho?
Na Alper, você tem à disposição diversos planos e assistências para cuidar do seu pet com todo o carinho que ele merece. São pacotes com consultas, vacinas e diversos outros cuidados à sua escolha.