O que é verdade e o que é mito no metapneumovírus humano (HPMV), que tem ganhado destaque no noticiário?
Mal começou o ano de 2025 e já temos visto notícias que falam um suposto novo vírus, de origem chinesa, que estaria provocando altas de casos alarmantes. Questões mais alarmistas à parte, o chamado HPMV (Metapneumovírus humano) tem chamado a atenção das autoridades de saúde pelo mundo.
Vamos entender afinal o que é mito e o que é verdade nessa doença? Para isso, reunimos algumas das principais informações sobre o tema. Acompanhe!
O HPMV é um novo vírus?
Mito. Embora alardeado como um “novo vírus”, a descoberta do vírus HPMV ocorreu há mais de duas décadas. De acordo com a Fiocruz (Fundação Instituto de Pesquisas Osvaldo Cruz), o Metapneumovírus Humano foi identificado pela primeira vez em 2001, na Holanda. Hoje em dia, a doença respiratória é uma das mais comumente encontradas na população.
O HPMV é transmissível de pessoa para pessoa?
Verdade. Assim como diversos outros vírus respiratórios, o Metapneumovírus Humano pode ser transmitido de pessoa para pessoa. De acordo com o CDC (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças), dos EUA, as principais formas de transmissão são através de secreções decorrentes de tosse ou espirro, contato através das mãos de pessoas e superfícies infectadas.
O HPMV está se manifestando pelo mundo inteiro?
Mito. O que ocorre, na verdade, é uma maior incidência do vírus na China, dado ao período de inverno no Hemisfério Norte. De acordo com a porta-voz da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Harris, o aumento de casos no país já era esperado, sendo a gripe sazonal mais comum no país, de acordo com o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.
A prevenção do HPMV é simples?
Verdade. De acordo com o Ministério da Saúde, o HPMV pode ser prevenido através de medidas simples de higiene, como lavar as mãos com frequência com água e sabão, uso de álcool em gel e uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.