A nutrição nas empresas é um assunto que precisar ser abordado, tendo em vista que, na maioria dos casos, os colaboradores exercem suas atividades em tempo integral, possuem uma rotina atarefada e nem sempre se alimentam direito.
Por este motivo, é necessário que as organizações atuemm em prol do bem-estar do seu quadro de funcionários, por meio de ações que estimulem uma alimentação adequada e, assim, estejam sempre saudáveis, motivados e aptos a uma alta performance.
Quer entender os benefícios de promover a nutrição da empresa e como aplicá-la de forma correta? Então, continue a leitura!
A importância da nutrição nas empresas
A má alimentação é motivo de vários problemas de saúde dos funcionários, como anemia, hipertensão, diabetes, obesidade etc. Diante disso, muitas vezes, o colaborador precisa faltar ao trabalho para se tratar, influenciando negativamente a sua saúde e a produtividade.
Por meio de uma alimentação balanceada, estimulada pela empresa, o trabalhador consegue disposição e bem-estar e eliminar o esgotamento físico e mental, além de evitar o acometimento de doenças, já que entenderá melhor sobre os alimentos saudáveis, que devem compor suas refeições.
Entre os principais benefícios da implementação de boas práticas em gestão de saúde estão:
- melhora do clima organizacional;
- aumento da produtividade;
- fortalecimento da imagem do negócio;
- redução de cansaço e estresse;
- acesso a alimentos nutritivos de forma equilibrada;
- satisfação do trabalhador com a instituição, ao ver que ela se preocupa com sua saúde;
- prevenção de doenças;
- manutenção do peso corporal.
4 formas de engajar seus colaboradores
Existem várias estratégias que podem contribuir para que os colaboradores desenvolvam uma consciência nutricional e uma boa alimentação. Conheça algumas delas!
1. Ofereça pontos com alimentos saudáveis na empresa
Com o dia a dia corrido, a maior partes das refeições dos funcionários são feitas fora de casa. O problema é que, geralmente, os restaurantes oferecem diversas opções de alimentos, o que influencia nas escolhas dos indivíduos. No entanto, não são todos que tem os pratos saudáveis como primeira opção, resultando em uma má alimentação.
Nesse tipo de situação, uma opção é disponibilizar pontos com alimentos saudáveis dentro da estrutura da empresa com base na orientação e no acompanhamento de um nutricionista, para garantir que as refeições sejam saudáveis e atendam aos mais diversos perfis de trabalhadores.
2. Crie programas de incentivo
Seus colaboradores precisam entender que esses programas são elaborados com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida. Entre os principais incentivos, é necessário inserir a reeducação alimentar, a prática de exercícios físicos, tratamento da obesidade, entre outros.
Além disso, é importante disponibilizar materiais impressos com informações relevantes e dados dos próprios funcionários para motivá-los a alcançar objetivos e metas estipulados.
3. Faça convênios com profissionais da área
Não é o suficiente que os trabalhadores saibam do dever de se alimentar bem e compor as refeições com legumes, verduras e frutas. É preciso saber combinar os alimentos para que o organismo tenha todas as substâncias necessárias para o seu bom funcionamento, como proteínas, vitaminas, carboidratos, ferro etc. Para isso, é importante ter nutricionistas como parceiros para auxiliar em toda orientação e monitoramento.
Esse tipo de serviço especializado vai considerar as características de cada membro da equipe, como peso, idade, patologias, fatores genéticos, hábitos alimentares e demais fatores, para que se consiga realizar um plano alimentar que funcione e seja eficaz.
4. Trabalhe a conscientização dos funcionários
Promover trabalhos em grupo pode ajudar os colaboradores que tenham dificuldades em cuidar da própria alimentação. Por meio de eventos, é possível discutir temas, como a má alimentação e sua relação com as doenças, o baixo desempenho no trabalho, os riscos da alta ingestão de açucares, os perigos da obesidade, deixando a equipe cada vez mais consciente.
As dinâmicas podem tornar o processo de aprendizado mais simples, além da alternativa da empresa disponibilizar alguns benefícios para os colaboradores mais empenhados e dedicados à mudança.
Como deu para perceber, a nutrição pode ser uma grande aliada na inserção de melhores hábitos alimentares da equipe, o que resulta no bem-estar corporativo, aumento da produtividade, redução dos índices de doenças e outros resultados positivos.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades sobre saúde e qualidade de vida!