Proteção fundamental na hora de se fazer um financiamento, o seguro prestamista oferece tranquilidade a clientes e empresas; saiba como ele funciona.
O Seguro Prestamista é um tipo de seguro de crédito que garante o pagamento das parcelas de um empréstimo ou de um financiamento no caso de algum imprevisto que comprometa a capacidade financeira do segurado.
Ele funciona como um verdadeiro escudo de proteção financeira para quem o contrata, entrando em ação no momento de perda momentânea ou definitiva da capacidade de pagamento das parcelas, como:
► Perda involuntária de emprego
► Incapacidade temporária
► Doenças graves
► Morte ou invalidez permanente
Sobre o valor pago pelo seguro ao financiamento, ele pode variar em função do tempo e/ou valor do empréstimo/bem financiado, podendo cobrir um determinado número de parcelas ou por percentuais do montante devido, indo de coberturas parciais até totais.
O mercado de seguros prestamista está em alta no Brasil. De acordo com dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a arrecadação dos prêmios (os valores pagos pelos segurados) entre janeiro e novembro de 2023 foi de R$ 15,4 bilhões – em 2019, o total acumulado no mesmo período foi de R$ 13,7 bilhões.
Como é feita a contratação do seguro prestamista?
Os seguros prestamistas são oferecidos no momento da tomada do empréstimo ou da compra do bem, e sua contração é feita de forma voluntária.
Ele pode ser contratado sempre que houver uma tomada de crédito, como num contrato de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), empréstimo pessoal, parcelamento de vários tipos de compras, além do financiamento de imóveis ou veículos.
Na apólice do seguro prestamista constarão todas as situações onde ele será acionado – conhecidas no jargão como eventos cobertos – e as exclusões (situações nas quais o seguro não poderá ser usado). É fundamental ao segurado ler e entender todas as condições do contrato do seguro e verificar todas as coberturas e exclusões descritas.
É caro contratar um seguro prestamista?
Alguns fatores são levados em conta na hora de definir o valor do seguro prestamista. Alguns são relativos à própria dívida que será contraída, como seu valor e o prazo de pagamento, e outros ao segurado – como idade, profissão e renda mensal do credor.
Geralmente, o valor do seguro corresponderá a um pequeno percentual do valor total do crédito ou do bem, que poderá ser pago de maneira única ou através de parcelas mensais.
Quais as vantagens do seguro prestamista?
► Para quem contrata o seguro prestamista é uma excelente forma de proteção, especialmente na contratação de dívidas mais altas e/ou com prazos longos de pagamento. Com isso, o segurado – e sua família, se for o caso – tem total tranquilidade ao assumir um compromisso financeiro sem se preocupar com eventuais imprevistos.
► Para a empresa que oferece o seguro prestamista aos seus clientes, as apólices são uma garantia de previsibilidade financeira e mitigação de riscos de inadimplência. Além de ser uma ótima opção ao incremento nas vendas e de valorização da relação comercial.
Alper Seguros: consultoria de excelência em seguros de crédito
Com a divisão de Linhas Financeiras da Alper Seguros, o seu negócio tem à disposição um time de especialistas com as melhores opções em seguros de Crédito, Garantias, Riscos Cibernéticos e Emergentes.
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções: