Seria perfeito se todos os seus colaboradores tivessem as competências e habilidades completamente desenvolvidas, mas isso é improvável. Portanto, é preciso pensar em maneiras de trabalhar hard e soft skills para ter uma equipe mais preparada e cada profissional poder explorar o próprio potencial. A ação é muito positiva para o negócio, pois há um aumento na produtividade e uma melhora nos resultados alcançados.
Continue a leitura e veja como desenvolver as hard e soft skills corretamente no seu time!
O que são as hard e soft skills?
Para mapear e compreender quais são as habilidades que faltam, deve-se entender primeiro a diferença entre os dois conceitos. Hard skills são aquelas habilidades de cunho técnico, que podem ser ensinadas e mensuradas, como por meio de uma avaliação. É o caso de um aprendizado sobre metodologias ou processos específicos, para o profissional saber como executar certas ações ou como agir diante de determinadas situações.
Já as soft skills são habilidades ligadas ao comportamento. Apesar de subjetivas e de não serem medidas diretamente, elas podem ser desenvolvidas, tais como comunicação, trabalho em equipe, liderança e proatividade. Estas aparecem entre as opções mais famosas e valorizadas pelas empresas atualmente.
Como desenvolver hard e soft skills nos seus colaboradores?
Tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais podem ser reforçadas ao longo do tempo, e o primeiro passo é medir o nível de cada colaborador. Por meio de testes e tecnologias disruptivas, como o People Analytics, é possível ter uma ideia da situação. Depois, é necessário implementar ações que garantam hard e soft skills mais apuradas.
A seguir, veja algumas medidas para alcançar bons resultados!
Realização de treinamentos e incentivo à especialização
Especialmente em relação às competências técnicas, os treinamentos são indispensáveis, uma vez que eles trazem conhecimentos importantes e atualizam ou expandem conceitos técnicos que são usados no dia a dia. Com essa realização, é possível capacitar o time.
Para os colaboradores não dependerem apenas dos treinamentos internos, é interessante que a empresa também estimule a busca por especialização e capacitação técnica e comportamental. Oferecer incentivos e facilitar a construção do conhecimento são pontos essenciais.
Gamificação no RH e avaliações periódicas de desempenho
Para aumentar a motivação e o engajamento, uma boa alternativa é recorrer à gamificação no setor de Recursos Humanos. Quando o RH atua com as mecânicas de jogos, incluindo recompensas e classificações, o desempenho do time tende a ser melhor e, com isso, treinamentos e demais ações ganham efetividade.
Além de reconhecer a situação inicial, é preciso acompanhar a evolução do time sobre hard e soft skills. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das avaliações de desempenho, as quais devem ser realizadas periodicamente e servirão para fazer comparações sobre a performance e a evolução, em relação aos esforços realizados.
Criação e consolidação de uma cultura de feedback
O feedback é muito importante para o desenvolvimento de habilidades, especialmente em relação às soft skills. Então, é imprescindível criar e consolidar uma política que envolva esse retorno consistente, sempre com base no respeito ao próximo, para garantir que a melhoria ocorra de modo orientado e saudável.
O desenvolvimento de hard e soft skills da equipe de colaboradores é essencial para a otimização do desempenho da empresa. Com a correta execução das dicas que compartilhamos, você passará a contar com times muito mais preparados e eficientes.
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