Acidentes com eletricidade: como evitar em casa?

Conheça as principais causas e saiba como evitá-las

Acidentes com eletricidade ainda são uma realidade comum no Brasil, com consequências muitas vezes fatais.

Apenas em 2023, dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica produzido pela Abracopel (Associção Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), apontaram que ocorreram 2.089 acidentes no país. 

Desse total, 986 acidentes foram decorrentes de choque elétrico, 963 por incêndios causados por sobrecargas de energia (curto-circuitos) e outros 140 causadas por descargas atmosféricas (o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo).

Com alto índice de letalidade, os acidentes com eletricidade no Brasil totalizaram 1.989 mortes e que são, em sua maioria, concentradas entre ocorrências domésticas e outras registradas no ambiente de trabalho. 

Fios mal-conservados, eletrodomésticos e manutenções caseiras lideram os acidentes com eletricidade em casa

Ainda de acordo com o Anuário, dentre as causas mais comuns dos 274 acidentes com eletricidade nas residências registrados no ano passado, fios partidos e/ou desencapados são a maior causa dos acidentes (16,8%), seguidos por ocorrências envolvendo eletrodomésticos e eletroeletrônicos (13,9%). 

A terceira maior causa de acidentes com eletricidade em casa envolve tentativas de manutenções caseiras, sem a presença ou supervisão de um técnico qualificado, como tentativas de reparos no telhado, antenas de TV, ar-condicionado etc.

Como prevenir os acidentes com eletricidade?

Acidentes com eletricidade podem ser facilmente evitáveis a partir de algumas medidas. Confira algumas dicas principais: 

Ao trocar lâmpadas ou a resistência chuveiro, desligue a chave de energia principal da casa. Em caso de dúvidas, chame ajuda profissional

Verifique a tensão dos aparelhos elétricos antes de ligá-los na tomada. Confira sempre a voltagem indicada na etiqueta do fabricante (127v ou 220v). 

Faça uma revisão nos fios dos aparelhos elétricos da sua casa: confira se estão devidamente isolados, sem cortes ou partes derretidas, que comprometam o isolamento. 

Nas instalações residenciais, confira se sua casa possui o Dispositivo Diferencial Residual. Grande parte dos acidentes domésticos com eletricidade podem ser evitados por ele.

Em ambientes molhados, evite tocar em tomadas. A água é forte condutora de eletricidade. Atenção no uso de máquinas de lavar de alta pressão ou cortadores de grama.

Não use extensões com emendas, adaptadores ou “benjamins”. Também conhecidos como “Ts”, eles são responsáveis por um alto número de ocorrências. 

Seguro Residencial: garantia de segurança para você e sua família

A melhor maneira de se evitar acidentes com eletricidade é contando com a ajuda de um profisisonal especializado.

Nessas horas, um Seguro Residencial é a melhor opção para você e sua família terem uma casa mais protegida e segura contra qualquer imprevisto. 

Um Seguro Residencial da Alper oferece diversas coberturas e assistências para você ter mais tranquilidade e praticidade no seu dia a dia, como: 

Reparos na rede elétrica, eletrodomésticos e rede hidráulica com atendimento 24h; 

Serviços de chaveiro, manutenção de calhas e telhado; 

Cobertura contra roubo, furto, explosão e danos a terceiros; 

Coberturas adicionais para carro, bicicleta e o seu pet.  

Você conhece a VC+ Seguro? 

A mais nova plataforma de seguros da Alper, com a VC+Seguro você acessa as melhores cotações para proteger a sua casa, carro, patrimônio e tudo o que mais importa. 

Acesse agora e tenha uma simulação do seu seguro em questão de minutos.

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: