Consórcio Imobiliário vale a pena?

Saiba porque o consórcio é a melhor alternativa para comprar sua casa ou apartamento em tempos de restrições ao financiamento imobiliário.

Com as mudanças recentes nas condições de financiamento de imóveis, muita gente se pergunta se um consórcio imobiliário vale a pena na hora de comprar sua casa, terreno ou apartamento. E nós aqui na Alper já respondemos que sim, participar de um consórcio imobiliário vale a pena (e muito!) para adquirir o seu imóvel dos sonhos de maneira planejada e com valores acessíveis. 

Por isso, preparamos esse guia para você tirar suas dúvidas e contratar com a certeza de estar fazendo um ótimo negócio. Vamos lá? Confira:

Por que o consórcio imobiliário vale a pena?

Muito popular no Brasil, o consórcio é uma forma de compra planejada. Ele reúne pessoas que querem comprar o mesmo bem ou serviço. Esse modelo, que funciona como uma espécie de “condomínio”, onde todos participam coletivamente, é conhecido como “autofinanciamento”. 

A modalidade se destacou mais na compra de imóveis. Isso ocorreu devido ao aumento das exigências e restrições ao financiamento imobiliário tradicional, feito pelo governo e pela Caixa, através do crédito habitacional. As principais mudanças foram:

► Valor mínimo de entrada passa de 20% para 30% do valor de imóveis financiados pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Nesse sistema, as parcelas diminuem com o tempo.

► Percentual de valor de entrada passa de 30% para 50% do valor do imóvel financiado pelo sistema Price, que tem parcelas fixas e constantes durante todo o prazo.

► Valor máximo de avaliação do imóvel estabelecido num teto de R$ 1,5 milhão, para utilização do dinheiro da Poupança através do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

Importante: no consórcio imobiliário, as cartas de crédito servem para comprar casas, apartamentos, terrenos ou para iniciar construções.

O consórcio imobiliário vale a pena quando o assunto é juros?

A resposta é sim! Um dos principais benefícios dos consórcios imobiliários está justamente no fato de que eles não têm juros embutidos nas parcelas. Ao invés disso, é cobrada apenas uma pequena taxa de administração mensal. Além de parcelas e um custo total mais barato em comparação a um financiamento tradicional, um consórcio imobiliário também não exige ter entrada.

Com relação aos reajustes, no caso do consórcio imobiliário só acontece uma vez por ano e é definido pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). É aplicado sempre no aniversário da cota. O objetivo desse reajuste é justamente preservar o poder de compra daquele bem no decorrer dos anos.


Além disso, os prazos de pagamento são bastante flexíveis, com modalidades que podem chegar a até 200 meses. Outro benefício é a facilidade de acesso: contratar um consórcio é muito menos burocrático, não sendo preciso consultar órgãos de proteção de crédito.

Quais outras situações em que o consórcio imobiliário vale apena?

Como você pode ver, o consórcio imobiliário vale a pena por diversos motivos. Sem juros, sem necessidade de entrada, menos burocracia para contratar e condições de pagamento mais fáceis que um financiamento tradicional. 

Além disso, um consórcio imobiliário vale a pena em outras situações: 

► Incentiva a educação financeira. O consórcio é um investimento de longo prazo. Ele permite que você invista de forma planejada. Assim, você pode adquirir um bem de alto valor por meio de uma compra acessível. 

► Pode ser uma boa forma de fazer negócios. Quem é contemplado em um consórcio recebe uma carta de crédito, que pode ser negociada com outras pessoas.

Seu consórcio imobiliário vale a pena com a Alper!

Na hora de escolher o seu consórcio imobiliário, fale com a gente! Na Alper, você pode contratar diferentes tipos de consórcio. Nossa equipe está pronta para oferecer as melhores opções de planos.

Além de consórcios imobiliários, conheça também nossas opções de consórcio para caminhões, motos aquáticas, custeio de estudos e até cirurgias plásticas! 

Newsletter imagem de fundo

Assine nossa Newsletter!

Notícias do setor e as últimas novidades da Alper em primeira mão para você: