Ainda em seus primeiros passos no Brasil, os Seguros Paramétricos são produtos inovadores no mercado de Seguros Agro em todo o mundo.
A principal característica dos seguros paramétricos está no período de vigência da apólice, no atendimento personalizado e, principalmente, nos “gatilhos” definidos a partir de parâmetros climáticos. Outros diferenciais importantes estão na possibilidade de monitoramento remoto e em tempo real pelo cliente e no processo indenizatório, que não exige a vistoria presencial de peritos em caso de sinistro.
Dentre eles, podem compor a apólice indicadores de volumes pluviométricos (chuvas), históricos de temperatura, geadas, umidade, ventos etc., que serão monitorados em tempo, via satélite.
Caso um evento climático ocorra em um volume acima dos parâmetros pré-estabelecidos, o gatilho é acionado e a indenização é paga ao segurado.
Exemplo de funcionamento do seguro paramétrico:
Um produtor de uma determinada região decide contratar um seguro paramétrico contra o excesso de chuvas para a sua propriedade.
Na apólice, fica determinado que o pagamento da indenização começará a partir que as chuvas ultrapassem um determinado volume em milímetros.
A gestora do seguro paramétrico passa a monitorar a propriedade, analisando continuamente os dados recebidos por satélite e comparando-os com as médias históricas daquela região.
Em um determinado período, chove durante vários dias na região, ultrapassando o limite previsto em contrato. Isso é identificado pelo sistema da seguradora, que automaticamente abre o processo de análise e verificação dos percentuais de valores indenizatórios de direito do cliente.
Quais os principais benefícios dos Seguros Paramétricos?
► Agilidade: A indenização é paga rapidamente, sem a necessidade de longos processos de avaliação de danos.
► Certeza: O pagamento é garantido desde que os parâmetros contratados sejam atingidos.
► Personalização: O seguro pode ser adaptado às necessidades específicas de cada negócio.
► Prevenção: Permite que as empresas se preparem para eventos climáticos adversos e minimizem seus impactos.
Seguro paramétrico para outros setores
Além do agronegócio, o seguro paramétrico pode ser aplicado em diversos outros setores, como:
► Energia: proteção contra variações climáticas que afetam a geração de energia.
► Turismo: cobertura para eventos climáticos que impactam a atividade turística.
► Construção civil: proteção contra danos causados por eventos climáticos extremos em obras.
Seguro Paramétrico: as melhores soluções estão na Alper Agro
Quer conhecer mais sobre os Seguros Paramétricos para o seu negócio? Fale com o time de especialistas da Alper Agro, a divisão de soluções em proteção para o agronegócio da Alper Seguros.
Formado por especialistas no Agronegócio, a Alper Agro conta com a expertise e as soluções certas para cada negócio, com apólices de seguros paramétricos já comercializadas em todo o país.
Para saber mais: Fale com um especialista.