A publicação do decreto nº 10854, pelo Governo Federal, trouxe mudanças em diversos pontos. Entre as principais modificações estão as novas regras do vale alimentação, que trouxe maior flexibilidade de uso para os colaboradores, entre outros pontos relevantes.
Ter benefícios atrativos é um diferencial importante para atrair e reter os melhores profissionais do mercado em sua empresa. Sendo a alimentação um dos principais pontos de destaque, é preciso estar atento às novas regras do vale alimentação, para garantir que das especificações.
As mudanças impactam tanto para as empresa quanto os colaboradores, portanto, é preciso estar bem informado e se adequar. Para ajudar a entender as novidades do vale alimentação, preparamos este artigo, onde falaremos sobre o tema. Continue a leitura e confira.
Quais foram as principais mudanças no vale alimentação?
Confira a seguir quais foram as principais mudanças nas regras do benefício de vale alimentação.
Impossibilidade de oferecer descontos
Com as novas regras, as empresa não podem receber descontos no valor contratado, no escolha do fornecedor do benefício, assim como nenhum outro tipo de vantagem que influencie no momento da escolha.
Gratuidade de portabilidade
Também é garantida portabilidade gratuita do serviço oferecido à empresa que se beneficia do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Na prática significa que os créditos de determinada bandeira que forem acumulados podem ser transferidos para outra empresa, sem nenhuma cobrança.
Desvinculação da bandeira do cartão com os restaurantes credenciados
A partir da mudança o cartão pode ser usado em qualquer estabelecimento que aceite seu uso e não somente em um rede de estabelecimentos credenciados como era anteriormente. O novo cenário é vantajoso para os trabalhadores, que passaram a ter uma leque maior de opções de uso.
Qual é o prazo de adequação das empresas às novas regras do vale alimentação?
As empresas tem até 180 dias para se adequar às novas regras do vale alimentação, contando a partir da data de publicação do decreto. A partir desta informação, a data limite definida é no máximo 10 e maior de 2023.
Quais são as vantagens de se oferecer o vale alimentação para os colaboradores?
O vale alimentação é um benefício traz vantagens importantes para o colaborador, uma vez que ele é usado para suprir necessidade básicas alimentares do profissional. Diante de um mercado altamente competitivo, ter os melhores profissionais é um passo importante para melhorar os resultados, sendo essencial oferecer benefícios atrativos.
Para ser uma empresa atraente aos profissionais de ponta, o indicado é ter um um bom plano de benefícios, que não somente atraia, mas contribua para a permanência do quadro profissional, que uma vez satisfeito vai trabalhar muito melhor.
Para ter bons resultados é preciso entender bem a realidade da empresa e alinhar as necessidades e expectativas dos colabores à realidade da gestão, sempre com transparência e comunicação eficiente.
Agora que você já conhece os principais pontos da novas regras do vale alimentação, deve se atentar aos que foi estabelecido, assim como ao cumprimento do prazo para as atualizações necessárias.
Gostou do artigo? Então siga nosso Facebook e confira outras novidades!