Período registrou a maior incidência de casos relacionados a crimes contra o transporte de cargas; especialista da Alper Cargo indica as principais recomendações ao gerenciamento de riscos
Marcada para o próximo dia 29, a Black Friday acontece pelo 14º ano consecutivo no Brasil e chega com otimismo. Cerca de 85% das pessoas pretendem ir às compras, segundo uma pesquisa encomendada pelo Mercado Livre e Mercado Pago, com as vendas on-line crescendo cerca de 9%, de acordo com outro estudo conduzido pela Neotrust Confi.
Com altos volumes de vendas à vista, a cadeia de transportes é vital. Nesse contexto, os transportadores precisam estar atentos às tratativas de mitigação de sinistros referentes a roubos e furtos de cargas, através de um sistema integrado de Gerenciamento de Riscos.
O vice-presidente da Alper Cargo, unidade de negócios da Alper Seguros especializada em soluções de proteção para Transportes, Denis Teixeira, lembra da importância de uma gestão adequada de toda a cadeia operacional para evitar sustos.
“Em virtude do aumento de demanda ocasionado pela Black Friday, observamos que muitos clientes, com o objetivo de manter o ‘timming’ das entregas, optam por não revisar de forma minuciosa os processos de gestão de risco”, disse ele.
“Essa prática, embora compreensível diante da urgência e da pressão do período, aumenta exponencialmente a exposição a riscos operacionais e financeiros. É fundamental lembrar que, mesmo em contextos de alta demanda, manter uma gestão de risco rigorosa é essencial para evitar potenciais impactos negativos a médio e longo prazo”, completou Denis.
Dados da segurança pública confirmam essa percepção do executivo da Alper Cargo. Considerando apenas o estado de São Paulo, dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que, das mais de 6,7 mil ocorrências de roubo, furto e receptação registradas no ano passado, quase 27% delas (1.790) ocorreram entre os meses de outubro e dezembro.
Proteção 360 – solução definitiva para o gerenciamento dos riscos em transportes
Lançada pela Alper Cargo em 2023, a plataforma Proteção 360 reúne diferentes “camadas” de proteção, assegurando monitoramento e mitigação de riscos contínuos. O software acompanha as rotas dos motoristas em tempo integral, possibilitando notificar tanto as seguradoras quanto o segurado de paradas não–programadas e outros desvios de conduta.
A plataforma funciona de maneira conjunta com um modelo de consultoria ativa da Alper Cargo personalizado a cada cliente. Estudos para a aplicação de escolta armada, fiscal de rota com imobilizador por radiofrequência, iscas eletrônicas personalizadas, dentre outras iniciativas, integram a abordagem multidisciplinar da empresa.
Conheça todas as soluções em proteção da Alper Cargo.