Você sabia que a conscientização do Outubro Rosa nas empresas pode ajudar a chamar a atenção para a prevenção contra câncer de mama? Com o passar do tempo, podemos notar que, cada vez mais, as empresas estão preocupadas com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
É por essa razão que as empresas hoje oferecem benefícios, como plano de saúde e assistência odontológica. Entretanto, muitas vezes não basta apenas disponibilizar esses itens, é preciso conscientizar. Quando todos entendem a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças, as equipes se tornam mais saudáveis e isso reflete diretamente nos resultados da empresa. Um bom exemplo de campanha de conscientização é o Outubro Rosa.
Se você deseja entender melhor como funciona a prevenção contra o câncer de mama nas empresas, continue lendo. Preparamos um artigo especial sobre o assunto.
Um panorama sobre o Outubro Rosa
O câncer de mama é uma das maiores causas da morte de mulheres no Brasil e em todo o mundo. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 59.700 casos da doença são estimados para 2019. Dentre os tipos de câncer, ele é o que mais mata mulheres brasileiras, sendo que os índices mais altos estão no Sul e Sudeste. Ainda segundo o INCA, o diagnóstico precoce diminui em 28% as chances de morte pela doença. É por essa razão que a prevenção é tão importante.
Por conta desse cenário, as ações preventivas foram ganhando destaque em diversas partes do mundo. Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, distribuiu um laço cor-de-rosa aos participantes de uma corrida, realizada no mês de outubro, que tinha a prevenção contra o câncer de mama como objetivo. À mesma época, o Congresso Americano aprovava o mês de outubro como mês oficial do combate a esse tipo de câncer.
Em 1997, empresas estadunidenses começaram a fomentar ações nesse mês para a prevenção contra o câncer. Essa iniciativa foi se alastrando pelo mundo.
A importância do outubro rosa nas empresas
Pode ser que você esteja se perguntando qual a real importância do Outubro Rosa na sua empresa. Voltemos então ao que falávamos no início deste artigo, sobre a mudança na postura das empresas a respeito da saúde de seus colaboradores. Aproveitar o mês de outubro para enfatizar a prevenção contra o câncer de mama é uma forma de cuidar ainda mais dos seus recursos humanos.
Espalhar cartazes, trabalhar com um laço (ou camiseta rosa) e proporcionar palestras para conscientização é uma forma de viver o Outubro Rosa em sua essência. É claro que é importante prevenir-se o ano todo, mas já que contamos com um mês oficial para promover a causa, por que não aproveitar para lembrar aos seus colaboradores do quanto a prevenção faz a diferença?
Como se observa, o Outubro Rosa é uma forma de promover a saúde pública, a começar pelo espaço que lhe compete, a sua empresa e seus colaboradores.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!