O programa Trilha do Cuidado, criado pela Alper Consultoria em Seguros, comemora seu segundo ano com ótimos resultados para os seus clientes.
Nos últimos 12 meses foi possível verificar uma redução de 72% nos custos assistenciais dos participantes.
Esse recuo foi possível a partir de iniciativas estimuladas pelo programa e o acompanhamento realizado por uma equipe de saúde multidisciplinar especializada, preparada para esclarecer dúvidas, identificar fatores de riscos e promover ações mais rápidas e assertivas diante das situações adversas.
O estudo realizado em parceria com a Semantix analisou a utilização dos usuários 12 meses antes e 12 meses após a entrada do programa, e constatou que o número médio de consultas por usuário antes da trilha era de 9,1 e, após a adoção do programa passou para 5,3, um pouco acima do benchmark que é de 2,4, mas bem abaixo das consultas realizadas antes da trilha. Já em exames o recuo foi de 41,5 para 19,2 (benchmark de 11,4).
O indicador abaixo demonstra a frequência dos usuários antes e depois de participar do Programa Trilha do Cuidado e o comparativo com a carteira Alper
As maiores reduções dos custos assistenciais foram identificadas nos participantes dos seguintes públicos:
1. Elegíveis pela Central Saúde (atendimento Concierge): redução de 96% nos custos. (a captação para o programa se deu após o acolhimento do beneficiário pela equipe da Alper). A equipe de saúde da Alper é composta por profissionais altamente qualificados para identificar as necessidades dos beneficiários, realizar o acolhimento, orientação de cuidado e direcionamento para o Programa.
2. Hiperutilizadores: redução de 85%. São os beneficiários que utilizam o plano excessivamente, principalmente com muitas visitas ao pronto socorro. São aquelas pessoas que estão com algum problema de saúde, que não conseguem identificar a causa e que acabam usando o Pronto Socorro de forma emergencial, sem identificar a raiz do seu problema de saúde.
3. Dr. Alper (telemedicina): redução de 64% nos custos. O mapeamento realizado pelo aplicativo Dr. Alper identifica imediatamente os pacientes com uma concentração alta de fatores de risco e faz o convite para participar do Programa.
Confira a seguir os custos assistenciais antes e após a entrada na Trilha e qual o motivo da inscrição.
“A Alper quer trazer o cuidado a todas as pessoas. Somos uma empresa de gente que cuida de gente e, com a ajuda da tecnologia, esse cuidado é mais rápido e eficiente. Em um momento de aumento dos custos assistenciais e elevação de reajustes, é imprescindível que as ações sejam rápidas e eficazes, e que o beneficiário que precisa de cuidado nunca se sinta desamparado. Nós acreditamos que é possível reduzir os custos com planos de saúde, trabalhando a atenção primária da saúde dos colaboradores, melhorando a qualidade de vida e utilizando a tecnologia para facilitar e agilizar os processos”, explica Elaine Brito, Superintende de Inteligência de Mercado da Alper.
O programa foi criado com o objetivo de auxiliar os beneficiários na melhoria da qualidade de vida e ofertar orientações sobre o cuidado com a saúde por meio de acompanhamento via videochamadas e interações através do Dr. Alper e, com isso, permitir uma redução nos valores pagos em planos de saúde pelas companhias.
Os principais resultados esperados são:
– A manutenção e estabilização clínica do beneficiário, controle dos fatores de risco, promovendo, ainda, uma conscientização para o autocuidado;
– Evitar custos futuros decorrente de agravamento das condições da saúde;
– Incentivo ao cuidado com a saúde primária e melhoria da qualidade de vida dos participantes
“A Alper tem como objetivo trabalhar sempre a saúde primária e cuidados contínuos para ajudar para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e, consequentemente, trazer economia aos nossos clientes. A nossa companhia está sempre em busca de serviços e soluções que possam facilitar o dia a dia dos clientes”, explica André de Barros Martins, Vice-presidente de Benefícios da Alper.