A campanha Outubro Rosa, acontece anualmente e é realizada em uma esfera global. Sua principal intenção é alertar e conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento preza a cautela e cuidado da mulher para a sua saúde todos os dias, além de proporcionar a disseminação de dados preventivos contra essa doença. A campanha é necessária para que o tema seja tratado de forma aberta, esclarecendo mitos e verdades, promovendo esclarecimentos sobre a doença e diminuindo o temor acerca do câncer.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é o câncer de mama, a importância de exames periódicos e a necessidade de implementar a campanha Outubro Rosa no ambiente corporativo. Boa Leitura.
Mas afinal, o que é o Câncer de Mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve por meio da multiplicação desordenada de alterações genéticas em algum conjunto de células na mama. Vale ressaltar que existem vários tipos de câncer de mama por isso é recomendável exames periódicos, tendo em vista que a maioria dos casos tratados adequadamente em estágios iniciais, apresentam bons prognósticos, evitando assim procedimentos mais agressivos.
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum depois do câncer de pele, e é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Apesar de ser raro em homens, eles representam 1% dos casos.
Destaca-se também que o Câncer de Mama não tem somente uma causa. Os principais fatores de riscos estão relacionados a fatores ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal, e fatores genéticos e hereditários. Também se deve considerar que o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer. Entretanto, a orientação é que todas as mulheres sejam incentivadas a conhecer o seu próprio corpo independentemente da idade, conseguindo identificar possíveis alterações em suas mamas. O autoexame deve ser realizado com a finalidade de autoconhecimento e autocuidado com o próprio corpo e não é mais considerado como um exame diagnóstico. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde.
Como fazer a identificação precoce da doença?
A mamografia é o exame de rotina feito para identificar alterações suspeitas do Câncer de Mama, juntamente com o exame clínico das mamas. A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas do câncer, antes mesmo do surgimento dos sintomas. Por esse motivo é extremamente importante fazer o acompanhamento médico e exames preventivos periodicamente, sendo possível identificar a doença antes mesmo do reconhecimento de alteração palpável nas mamas.
A confirmação diagnóstica do câncer de mama é feita pelo exame histopatológico (biópsia), que analisa uma pequena parte retirada da lesão.
A recomendação primária é que a mulher converse com seu médico para avaliação dos riscos e conduta a ser tomada.
Como prevenir?
Segundo o INCA, hábitos saudáveis podem reduzir a incidência de câncer de mama em 13%, por exemplo:
– Prática regular de atividade física. Fique longe do sedentarismo;
– Manter o peso corporal adequado;
– Alimentação saudável;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do tabagismo passivo;
– Amamente seu bebê. A amamentação é considerada um fator protetor.
Saiba como inserir a campanha do outubro rosa em sua empresa:
Agora que você já sabe a importância do movimento Outubro Rosa, saiba o que você pode fazer para estabelecer um plano de estratégia, podendo alertar seus colaboradores.
– Elaboração de artigos sobre o que é a doença e quais são os seus riscos;
– Durante o mês de outubro, foque em conteúdos sobre a campanha Outubro Rosa nas redes sociais;
– Crie ações pela empresa que informem sua equipe sobre a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, como por exemplo banners e anúncios;
– Estimule o trabalho voluntário voltado ao tema (visita aos hospitais, doação de cabelo, arrecadações para diferentes ONGs). Além da conscientização, muitas pessoas poderão receber o apoio necessário no enfrentamento da doença;
– Estimule hábitos saudáveis (alimentação saudável, exercícios físicos, promoção de saúde mental);
– Estimule o acompanhamento preventivo com um médico de referência;
– Promova rodas de conversa sobre saúde da mulher;
– Envolvam os homens na campanha. Os homens podem multiplicar informações e incentivo para suas esposas, mães, filhas, amigas e ter um conhecimento importante sobre saúde;
– Decore sua empresa com a cor principal da campanha: cor de rosa, incluindo os corredores e salas.
Atenção: As informações existentes neste artigo tem o objetivo de apoiar e não substituir a consulta médica. Não precisa ser outubro e nem rosa, olhe com cuidado para a saúde de suas colaboradoras!
Gostou do conteúdo? Confira também em nosso canal do Youtube, nosso WebinAlper sobre Outubro Rosa.